sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pra começar do começo


Pra começar com o blog nada melhor que falar do começo das tatuagens e de como se tornaram esse estilo de vida que hoje vivemos.

Hoje em dia muita gente tem tatuagem, mas quem é que sabe aqui de onde elas vem?
Existem várias provas de que as primeiras tatuagens tenham sido feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C, e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia. As tatuagens representavam marcos na vida dos primitivos como: nascimento, puberdade, reprodução, morte, virar um guerreiro, casar-se, pedir proteção, entre outros.

Na Idade Média a igreja Católica baniu a tatuagem da Europa, (Em 787 ela foi banida pelo papa) sendo considerada um símbolo demoníaco e um vandalismo contra o próprio corpo.

No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky, ou Mr. Tattoo. Chegando por aqui em 1959, Lucky se estabeleceu em Santos-SP, utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional.

Lucky teve uma participação real no mundo da tatuagem brasileira. Os tatuadores chegam a dizer que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito, pois foi graças ao dinamarquês que o Brasil entrou no mapa da tatuagem moderna.

Até alguns anos atrás, era grande a discriminação em relação às pessoas que se tatuavam e muitas eram "rotuladas" como marginais. Embora ainda ocorra discriminação, as tatuagens atualmente são vistas com maior naturalidade e o preconceito é mais acentuado somente em alguns ambientes de trabalho.

As tatuagens são ententidas, em vários grupos sociais, como formas de comunicação não-verbal e servem na identificação dos membros de um mesmo grupo (tribo ou sociedade). Por exemplo, os membros da máfia japonesa (conhecida por Yakuza) utilizam-se de tatuagens para se identificar e indicar sua lealdade ao grupo. Muitas vezez, são usadas como apelo erótico ou sinal de protesto; em outras expressam um gosto pessoal ou, ainda, um simples modismo.

6 comentários:

  1. Eu gostaria de fazer uma tatuagem mais tenho medo :(!!!Gostei do post!!!!T+

    ResponderExcluir
  2. muito doido essas tatuagens da yakusa

    ResponderExcluir
  3. Massa!
    Realmente apenas suspeitava da origem.

    Sobre a alegação de ser vandalismo contra o próprio corpo... até que tem um fundo de verdade.

    Mas mesmo assim, fiz a minha e pretendo fazer mais algumas ^^.

    Sobre o preconceito, ainda existe,
    mas foi amenizado pelo modismo, agora a classe média alta e a classe alta 'são tatuadas', o que contribui para gradativamente quebrar esse preconceito.

    Muitas empresas ainda deixam de contratar por conta de tatuagens.

    Abraço
    Limão Analógico

    ResponderExcluir
  4. gostei do post...

    to seguindo seu blog pq amo tatuagens....

    comentarei sempre que possivel..=)

    ps:de uma olhada no nosso blog:

    http://cafecomleiteblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir